Detector de fumaça
O detector de fumaça é um equipamento simples. Como o próprio nome diz, o aparelho identifica a presença de fumaça no ambiente e aciona o sistema de alarme. Esse, por sua vez, avisará as pessoas que estão no local sobre o possível incêndio, o que permite que elas escapem sem danos.
Detector de fumaça fotoelétrico
Este tipo de detector é chamado de fotoelétrico pois transforma a luz em eletricidade. É simples e linear, pois possui uma fonte de luz de um lado e um sensor do outro.
Funciona da seguinte forma: quando o feixe de luz é interrompido, é também interrompida a condução da corrente elétrica. Esta ação aciona um alarme.
Detector de fumaça iônico
O detector de fumaça mais utilizado é o composto por uma fonte de eletricidade conectada a uma câmara de ionização. Esta câmara contém ar e uma pequena quantidade de amerício-241, um elemento inofensivo.
Seu funcionamento também é simples: existem placas metálicas nas extremidades da câmara que são energizadas por uma corrente contínua. O ar ionizado conduz a eletricidade entre as placas. Quando a fumaça penetra na câmara, a corrente é interrompida e o alarme é disparado.